Qual é o Conceito de Estratégias e Modelos de Negócios?
Embora esses termos façam parte da nossa vida cotidiana, vamos compreender o que relamente significa o conceito de estratégias e modelos de negócios.
Na Grécia antiga, a palavra estratégia se correlacionava à arte dos generais de criar táticas para vencerem os combates durante a guerra. Esses gernerais estrategistas eram chamados de "estrategos".
Já a estrateegia empresarial teve sua origem no início do século XX com Alfred Sloan e Pierre du Pont, que foram os primeiros executivos a aplicar de forma sistemática uma metodologia que mais tarde viria ser conhecida como Administração Estratégica.
Pierre Samuel du Pont (1870-1854), nasceu nos Estados Unidos, para onde seus ancestrais migraram depois da Revolução Francesa e onde, em 1802, fundaram a companhia DuPont. Formou-se em Química em 1890. Em 1902, comprou uma empresa com um primo. Foi também o grande acionista da General Motors (GM), que se transformou na maior empresa do mundo, e para a qual indicou Alfred Sloan como executivo. Foi responsável pela expansão e pela organização da GM e é considerado o inventor da grande corporação moderna.
Alfred Sloan nasceu nos Estados Unidos e formou-se em Engenharia Elétrica em 1892. Foi proprietário de uma empresa que fabricava rolamentos para a indústria automobilística absorvida pela General Motors (GM) em seu processo de expansão. Tornou-se presidente da GM e, em 1923, presidente do conselho de acionistas. Levou para a GM conceitos sobre mudança anual de modelos, estilo e identidade da marca, além de ter criado a estrutura organizacional que se tornou padrão nas grandes corporações. Participou do primeiro programa universitário de educação executiva, em 1931.
Em 1965, Igor Ansoff, publicou o livro Estratégia Corporativa, o primeiro livro acadêmico sobre o assunto, no qual foi apresentada a sua noção sobre formulação de objetivos e estratégias com base na análise de oportunidades de ambientes.
No mesmo ano, Ansoff, apresenta um desenho pioneiro conhecido como a matriz de Ansoff, que classifica as estratégias em quatro categorias: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação.
Penetração no Mercado
Estratégia que visa explorar, em um mercado tradicional, os produtos tradicionais disponívieis. Ou seja, pense por exemplo, numa empresa de turismo que identifica que durante um determinado período do ano, a maior parte da sua receita é por empresas e, dessa forma, a empresa de turismo começa a comercializar excursões corporativas durante esse período do ano.
Desenvolvimento de Mercado
Desenvolvimento do Produto
Diversificação
Espero que este post te ajude a identificar novas oportunidades para a sua empresa, marca ou negócio.
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