O que é governança de dados?
A única maneira sustentável para transformar dados em insights de negócios é com um processo de governança de dados bem estruturado.
As mudanças nunca mais vão acontecer de forma tão lenta como aconteceu até hoje. A explosão de dados com Big Data, é apenas um aperitivo para o que temos pela frente, assim como a IoT e a onda de Deep Learning, que é um grande desafio para a governança de dados.
Vivemos um constante momento de transição no processo de disrupção para o Digital, pode parecer algo novo, mas já passamos por isso com as aplicações empresariais no fim dos anos 1990. Muitas empresas passaram por grandes desafios com múltiplos ERPs, CRMs e sistemas corporativos, algumas empresas estavam estruturando processos de consolidação do mercado, com fusões e aquisições e elaborando silos de informações devido à complexidade das integrações, criando um verdadeiro colapso para a arquitetura de dados das empresas. Em muitos aspectos, esse fenômeno nos levou à necessidade de qualidade, governança e administração de dados no mundo da TI. Foi uma época de enorme crescimento de dados, e tivemos que descobrir uma maneira de gerenciar a informação, priorizando assuntos de governança.
Uma política base para governança de dados deve compreender os seguintes pontos:
Identificação de perfil
Identificação de perfil e descoberta de dados para encontrar problemas na qualidade de dados.
Monitoramento
Gerenciamento de Dados
Glossário de Negócios
Vida Útil das Informações
A função de governança de dados guia como todas as outras funções da gestão de dados são realizadas. Governança de dados é de alto nível, ou seja, é gestão estratégica de dados na esfera executiva.
Através do atual guia DAMA-DMBOK® podemos compreender que a Gestão de Dados é uma disciplina formada pelo conjunto de dez funções de gerenciamento de dados integradas. A integração dessas funções é feita pela Governança de Dados, por essa razão, ela está localizada como elemento central do framework.
Aqui também temos acesso ao conjunto das funções definidas pelo guia DAMA-DMBOK® para Gestão de Dados:
Gestão da Arquitetura de Dados
Função responsável por definir as necessidades de dados e alinhar os mesmos com a estratégia de negócio da empresa.
Gestão do Desenvolvimento de Dados
Gestão de Operações de Dados
Gestão de Segurança de Dados
Gestão dos Dados Mestres e dos Dados Referência
Gestão de Warehousing e Business Intelligence
Gestão de Documentação de Conteúdo
Gestão de Metadados
Gestão da Qualidade dos Dados
Mas fale frisar que a governança de dados vai além da gestão de dados operacionais e pode ser construída com base em quatro pilares:
Estratégia
A estratégia contempla o alinhamento dos objetivos estratégicos e de negócio da organização com o conjunto de processos, dados e tecnologias relacionados ao uso e consumo da informação, de forma que sua utilização traga vantagens competitivas à empresa. Suas principais atividades são:
Entendimento dos objetivos de negócio da empresa.
Identificação das necessidades futuras.
Elaboração de um plano estratégico para atendimento dos requisitos futuros do negócio.
Reavaliação periódica do planejamento.
Qualidade
A qualidade consiste no planejamento, implementação e acompanhamento de processos que garantam o atendimento das necessidades dos consumidores de informação da organização. O conceito da qualidade está intimamente ligado à expectativa do consumidor em relação ao produto informação, que é o que direciona a definição do nível de qualidade adequado, considerando o grau de atendimento das suas reais necessidades, além do custo de captação e manutenção da informação. Aplicando o mesmo conceito para garantir a qualidade da informação, vários de seus aspectos – ou dimensões – devem ser considerados: a qualidade vai além da integridade, ou exatidão. É preciso também avaliar, por exemplo, a atualidade, a facilidade de uso, a segurança de acesso, entre outras características. É no processo de avaliação dessas dimensões que entram as métricas: regras de avaliação da qualidade para cada dimensão, sejam de aferição subjetiva ou objetiva. Uma vez definidas as métricas, elas passam a ser aplicadas regularmente, constituindo-se um termômetro imprescindível para monitorar a qualidade dos dados da empresa e o resultado das ações de melhoria adotadas ao longo do tempo. As principais atividades dessa área são:
Entendimento das necessidades de Qualidade de Dados dos consumidores.
Manutenção do nível de Qualidade de Dados.
Definição e revisão das métricas de Qualidade de Dados.
Monitoramento de métricas de Qualidade de Dados.
Ações para melhoria do nível de qualidade das informações.
Data Stewardship.
Oferta de serviços padronizados de Qualidade de Dados.
Disseminação dos conceitos de Qualidade de Dados.
Gestão
Estudo, negociação e acompanhamento da adoção de políticas e melhores práticas de produção e consumo da informação no ambiente corporativo. Suas principais atividades são:
Definição de políticas e padrões para coleta, armazenamento e utilização das informações.
Definição de procedimentos para acesso e proteção dos dados.
Arquitetura
Gestão do macroambiente de captação e manutenção das informações na organização. Suas principais atividades são
Mapeamento do ciclo de produção da informação.
Integração de dados.
Atendimento dos requisitos de negócio.
Padronização e gerenciamento de metadados.
Atendimento dos requisitos de tecnologia.
Padronização e gerenciamento da modelagem de dados.
O principal objetivo da governança de dados é prover a gestão do ativo dados e informação.
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