O que é Benchmarking?
Benchmarking, o caminho do sucesso
Talvez você já tenha ouvido falar em benchmarking, mas ainda não entendeu como essa prática pode revolucionar o seu trabalho, certo? Então prepare-se para uma jornada de descobertas, pois vamos desvendar os mistérios por trás desse termo e explorar como ele pode transformar suas estratégias de criação. Bora lá?
O benchmarking é mais do que um jargão corporativo; é uma ferramenta poderosa para impulsionar sua criatividade. Vamos começar desmistificando o conceito, compreendendo suas origens e explorando como ele se tornou um pilar nas indústrias criativas.
Primeiramente, precisamos entender o "porquê" o benchmarking é crucial.
Para isso, vamos mergulhar nas razões pelas quais o benchmarking é um ingrediente essencial para qualquer profissional. Desde a melhoria contínua até a identificação de oportunidades, as vantagens são inúmeras.
Quando integrei o departamento de duas empresas B2B, na Berrini, em São Paulo, tive a oportunidade de criar estratégias de comunicação e marketing para campanhas online de 29 multinacionais e, entre elas, grandes laboratórios farmacêuticos e empresas de telefonia que me trouxeram muitos aprendizados e puseram a minha cabeça para pensar.
Durante esse período de experiência, entre 2013 e 2015, mais ou menos, apliquei benchmarking da seguinte forma:
Qual é o Ponto de Partida?
Entre tantas queixas, estavam a falta de comunicação entre os departamentos, agências terceirizadas com suas entregas clichês pouco customizadas para cada situação e, obviamente, a ineficiência nas entregas e soluções.
A Análise
Levantamento de Dados e Informações
Organizando a Casa
Derrubando Barreiras
Prontos para o Combate
Resultados Rápidos
Mas para aplicar o benchmarking na sua empresa, marca ou negócio, assim como para os seus clientes, você precisa seguir alguns protocolos estruturais, que são:
Mudança de mindset dos sócios e diretores
Abertura dos gestores para futuras mudanças
"Carta-branca" para praticar as ações
Criar estratégias através de dados e informações, sempre em prol à metas da empresa
Não infringir crenças e valores dos colaboradores
Ser didático nas explicações
Criar um RoadMap de ações mensuráveis em curto espaço de tempo
Quando você tem um modelo de negócio bem estruturado, o sucesso é inevitável
#vaiefaz ;)
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